Publicado em: dom, abr 14th, 2019

O Valor da Sabedoria Divina

Compartilhar esta

“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento”. Provérbios 4:7

O que é sabedoria:

Sabedoria é o substantivo feminino, que é a característica de uma pessoa sábia, e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico particular.

A sabedoria, muitas vezes, é indicativa de uma pessoa instruída que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão. Mas existe a possibilidade dela ser usada para fins negativos/astuta. E nestes casos, ela se tornará  sinônimo de astúcia, esperteza ou manha.

Como possuir Sabedoria

Para começarmos a entender sobre a sabedoria, e a tê-la, é necessário existir o querer aprender e a busca do conhecimento, para por fim, obter-la. Por exemplo: Quando ingressamos no mercado de trabalho, é preciso aprender algumas coisas com quem já está trabalhando na mesma área e há mais tempo,  que possui bastante experiência, pegar todas as instruções desse colega de trabalho, já veterano, para se qualificar e possuir as mesmas habilidades, ou até mais, do seu companheiro(a). Do mesmo modo é para nós que somos seguidores do MESSIAS, precisamos pensar como ele, agir como ele, ensinar do jeito que ele. Assim obteremos conhecimento, e a sua graça nos acompanhará se fizermos de acordo como ele ordenou.

“A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada”. Provérbios 10:31

Sabedoria é a mesma coisa de ter inteligência, conhecimento extenso, não agir por impulso ser sábio nas decisões e deixar os ouvidos sensíveis para ouvir a voz de Deus.

A Sabedoria de Salomão

“E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios”. 1 Reis 4:30

O rei Salomão foi um homem muito sábio, cheio da sabedoria de Deus, por causa do seu discernimento, o rei Salomão era bastante conhecido e vinham povos de outras terras reis e rainhas vinham ter com ele para ouvi-lo. Ele foi também o responsável por construir a casa do Senhor e fez tudo conforme foi ordenado a ele, mas apesar da sua sabedoria extraordinária, “quando ele já tinha idade avançada suas mulheres perverteram o seu coração e não era todo fiel para o Senhor Deus”. 1 Reis 11:4.

A Sabedoria de Deus em Cristo Jesus

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, para com Deus e os homens”. Lucas 2:52

Cristo tinha toda a sabedoria do Pai, cumpriu a vontade Dele e viveu segundo o querer de Deus. Ele ensinava de modo que até os discípulos o perguntavam; o que era, ou o que significava aquilo que ele estava ensinando a multidão que o seguiam. Em seus ensinamentos ele falava por parábola para que somente aqueles que buscavam aprender sobre o Reino de Deus, entendessem.

“A vós outros é dado o conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais fala-se por parábolas ,para que vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam”. Lucas 8:10

Sabedoria para saber lidar com as pessoas

Líderes espirituais de comunidades,  precisam ter o conhecimento da palavra para poder passar confiança para as suas ovelhas, se um líder não tem o conhecimento necessário ele falha, um bom líder precisa levar para as pessoas a verdade, não pode sair falando mil maravilhas para as pessoas, conquistam elas mais no fim acabam perdendo por não falarem o que realmente é ser um discípulo do MESSIAS, precisa saber que vai passar situações difíceis porém,  o dono da obra(DEUS) estará contigo para passar com você os momentos ruins, ele te dará sabedoria e te fará sábio para lidar com situações difíceis que passas no dia-a-dia, enfim, queira ter a sabedoria que Deus dá no seu coração e seja abençoado.

“O Senhor com a sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus” –  Provérbios 3:19.

“Com a sabedoria se edifica a casa, e com entendimento ela se estabelece”. Provérbios 24:3.


Uma Inspiração do Santo Espírito a: Railane Santana;

Ministério Espirito de Vida;

12 de abril de 2019.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>