Publicado em: seg, abr 8th, 2019

A igreja tomou a primazia do povo escolhido?

Como repetimos até o ponto de exaustão, é ilógico tirar um único verso da Bíblia para construir uma doutrina com isso. De modo algum, Gálatas 6:16, é a prova definitiva, como muitos dizem, de que a Igreja substituiu Israel, porque Israel e a Igreja ocupam um lugar especial no plano de Deus para os tempos.

É um assalto realizado por aqueles que professam ser cristãos, pensar que se apropriaram da identidade de Israel e assumiram a propriedade exclusiva das promessas que Deus fez aos descendentes de Abraão, Isaac Jacob. Bruce Waltke, um erudito anglicano formado por Harvard e um escritor prolífico, define tal sensacionalismo de forma resumida, mas honesta. Ele diz que isso significa que “a nação de Israel e sua lei foram permanentemente substituídas pela Igreja e pela Nova Aliança”.

Tais teólogos, que dão ênfase a essa substituição, baseiam seu argumento, principalmente redefinindo o termo Israel, encontrado no Novo Testamento, na passagem mais complexa de Gálatas 6:16, assegurando que se refere à Igreja. No entanto, é interessante notarmos que a palavra “Israel” aparece 75 vezes no Novo Testamento, e em cada caso, exceto um, os termos “Israel” e “Igreja” não podem ser trocados porque, assim, reduziria ess passagem bíblica para um completo absurdo.

Quando lemos “igreja” no Novo Testamento, é exatamente isso que significa: o corpo coletivo dos que crêem na Nova Aliança. E quando diz “Israel”, é étnica (característico do país Israel) os descendentes físicos de Abraão, Isaque e Jacó. O testemunho consistente da Palavra de Deus é que “Israel” se refere ao povo do país Israel.

A única exceção é Gálatas 6:16. Quase universalmente, os comentaristas cristãos americanos ao longo dos anos disseram que isso se refere à Igreja, um Novo Israel. Wallie Amos Criswell, que foi pastor durante mais de meio século, da Primeira Igreja Batista de Dallas, um dos acadêmicos mais respeitados dos Estados Unidos, bem como presidente da Convenção Batista do Sul com um doutorado em teologia, sentia um amor profundo por Israel e o povo judeu. Mas, ele nunca acreditou que a “Igreja” substituiu Israel, mas admitiu que durante anos ele teve problemas com Gálatas 6:16. Uma vez que aparentemente deixou a porta aberta para a teologia da substituição, e queria saber o por que.

Ele estava convencido de que todo o resto da Bíblia era convincente e coerente, com exceção desse texto. No entanto, é muito fácil encontrar uma explicação para este verso, aparentemente enigmático.

Primeiro, vamos ao próprio texto para falar sobre isso. É impressionante que tantas pessoas tomem o nome de Israel, que em toda a Nova Aliança significa uniformemente Israel étnico, para mudá-lo abruptamente para uma definição diferente, isto é, “a Igreja do Novo Testamento”.

Mas leia o que Gálatas 6: 16 diz, isto é o que o apóstolo Paulo fala neste versículo muito discutido: “E a todos os que andam de acordo com esta regra, a paz e a misericórdia sejam para eles e para o Israel de Deus”. São apenas 17 palavras no texto grego original, mas chamaram a atenção dos teólogos desde os primeiros dias da igreja.

Para estes sensacionalistas, a Igreja é o Novo Israel, o novo povo de Israel ou o “Israel de Deus”. Eles dizem que o antigo Israel étnico foi permanentemente esquecido, porque seus representantes nacionais, que faziam parte do Sinédrio, rejeitaram o Messias no primeiro século, como lemos em Mateus 26: 65-66: “Então o sumo sacerdote rasgou Suas roupas, dizendo: Ele blasfemou! O que mais precisamos para as testemunhas? Eis que agora você ouviu sua blasfêmia. O que você acha? E respondendo, eles disseram: Ele é um corredor da morte! “.

Mas … era realmente o que Paulo tinha em mente quando usou o termo “Israel de Deus”? Acreditamos que o correto seria comparar a Escritura com ela própria, no entanto, isso não nos ajuda aqui, porque não há outras passagens para compará-las. O “Israel de Deus” é uma expressão única, e o único lugar na Bíblia onde aparece é em Gálatas 6:16. Portanto, quem é exatamente esse “Israel de Deus”? Bem, vamos ver se é possível fazer algum trabalho de detetive e descobrir a resposta a esta pergunta.

Regra de Paulo

À medida que nos preparamos para realizar o trabalho de um detetive, vamos começar examinando a situação. O que o verso diz sobre “o Israel de Deus”? De acordo com o idioma original em que foi escrito, diz que quem quer que seja, goza de “paz e misericórdia” ou “compaixão” porque andam de acordo com certa “regra” como os crentes na Galácia.

A próxima coisa é; o que era essa “regra” ou cânone que eles observavam tão escrupulosamente? Toda vez que encontramos uma palavra ou frase desconcertante na Escritura e não podemos descobrir o que significa, a solução geralmente está em algum lugar próximo à passagem em si. Na verdade, o pronome demonstrativo “isto”, como “esta regra”, indica que é algo que Paulo acabou de mencionar. Portanto, qual foi à regra que o apóstolo estabeleceu antes do versículo 16? Aqui está: “Porque nem mesmo aqueles que são circuncidados mantêm a lei; mas eles querem que você seja circuncidado, para se gloriar em sua carne. Mas longe de mim para a glória, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, através da qual o mundo é crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão vale nada, nem a incircuncisão, mas uma nova criação. E a todos os que caminham de acordo com esta regra, a paz e a misericórdia sejam para eles, e para o Israel de Deus “(Gálatas 6: 13-16).

A regra, então, é que não precisamos se vangloriar ou confiar em nada, exceto no trabalho realizado pelo Senhor Jesus Cristo no Calvário. Não há nada mais que temos que fazer para compensar o que Ele fez lá. Através dos méritos de seu sacrifício, imputados a nós quando colocamos nossa fé nele, todo cristão se torna uma “nova criação”, mesmo aqueles judeus que acreditavam ter sido circuncidados primeiro para serem salvos. Nele, temos nova vida, novas prioridades, novos propósitos, uma nova natureza e uma nova relação vital com o nosso Criador – e tudo o que Ele fez sozinho! Escrevendo para outras igrejas, Paulo disse: “Então, se alguém estiver em Cristo, ele é uma nova criatura; coisas antigas aconteceram; eis que todos são novos “(2 Coríntios 5:17).

Fariseus messiânicos

Na Galácia havia evidentemente fariseus judeus que acreditavam que Jesus era o Messias, mas que não considerava que ter Confiança nele era suficiente por si só. A formação legal no judaísmo estava cheia de regras e observações tradicionais e culturais dadas na Torá, o que tornava mais difícil para eles aceitarem a validade da salvação pela graça, apenas pela Confiança. Por qualquer motivo, eles consideraram a circuncisão como um requisito indispensável. Então, se um gentio na Galácia quisesse se tornar um seguidor do Messias, esses fariseus messiânicos queriam submetê-lo imediatamente a uma conversão ao “judaísmo tradicional” e circuncidá-lo.

Ainda hoje, dois mil anos depois, esse problema de querer acrescentar requisitos à salvação, além da confiança no Messias, ainda persiste. Muitos que professam ser cristãos acrescentam requisitos à obra messiânica da redenção, como ser membro de uma igreja, batismo, confirmação, ir à missa e outros sacramentos, emoções, viverem uma vida moral e quem sabe quantas coisas mais.

Quando dizemos que a salvação é somente por graça, sem obras de qualquer tipo, eles consideram que nosso ponto de vista é minimalista. O minimalismo é a tendência de reduzir as coisas ao essencial, despojando-as dos elementos sobrantes, em outras palavras, tornamos a salvação muito fácil. Para eles, certamente há algo que podemos e devemos fazer para ganhar o favor de Deus, mesmo que seja um pouco! Talvez seja a maneira deles de pensar, mas, infelizmente e de forma tão simples, não há nada que possamos fazer! Como um velho hino diz:

“O que pode me dá perdão?

Somente o sangue do Messias.

E um novo coração?

Somente o sangue do Messias.

Precioso é o fluxo,

Que limpa todo o mal;

Não há outra fonte,

Somente o sangue do Messias.

Foi o resgate eficaz,

Somente o sangue do Messias;

Trouxe santidade e paz,

Somente o sangue do Messias.”

Quando o Messias Yeshua morreu na Cruz há dois mil anos, concluiu a obra da redenção para sempre, como João 19:30 declara: “Quando Yeshua tomou o vinagre, Ele disse: Está terminado. E, inclinando a cabeça, entregando o espírito”. Ele fez tudo; Não há nada que possamos contribuir que não seja simplesmente aceitá-lo pela CONFIANÇA.

Agora vamos continuar a examinar se, este “Israel de Deus” mencionado em Gálatas 6:16 refere-se a Israel étnico, ou à igreja como os teólogos de substituição afirmam. Essa confusão se originou devido às várias traduções da Bíblia, muitas das quais omitem a letra “y”, que aparece na nossa Versão King James, onde lemos: “E a todos que caminham de acordo com esta regra, a paz e misericórdia esteja sobre eles, e sobre o Israel de Deus “(Gálatas 6:16).

Aqui, neste versículo específico, o termo “Israel de Deus” denota os descendentes físicos de Abraão, Isaque e Jacó, que são seguidores de Yeshua, sendo a Igreja uma espécie de subconjunto deste “Grande Israel”. Portanto, o texto geral deve ler: “E a todos os que andam de acordo com esta regra, (isto é, os gentios na Galácia), a paz e a misericórdia sejam para eles, e também para o Israel de Deus”.

Sempre houve um remanescente de pessoas confiantes entre os povos de Israel, entre o povo terrenal de Deus, um “Israel de Deus”. Como lemos em 1 Reis 19:18: “E farei sete mil pessoas em Israel, cujos joelhos não são curvados diante de Baal, e cujas bocas não o beijaram”. Então é óbvio que este versículo inclui a Igreja e o povo terrestre de Israel.

Sobre o Autor

-

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>